28 de julho de 2017 · Notícias

SI em Rede


O Grupo de Trabalho de Segurança da Informação – GT-SIse reuniu, em março, durante Reunião de Diretores e Gerentes Técnicos daABEP, em Brasília. O objetivo da equipe é promover discussões colaborativas na área de Segurança da Informação (SI). Na próxima Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e Gerentes Técnicos, nos dias 29 e 30 junho, em Porto Alegre (RS), está previsto o encontro de gerentes e técnicos para discutir o Grupo de Trabalho de Sustentabilidade no Desenvolvimento de Sistemas.

Integram o GT-SI:Lílian Gibson, da Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam-AM), Júlio Marinho, da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata-PB), e Eliane Lobo, do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec-AL).

“No ano passado, foi realizado um levantamento do nível de maturidade em segurança da informação das afiliadas ABEP e, com base nisso, foi feito um planejamento para tratar da discrepâncias”, explica Lílian. “Identificamos que algumas afiliadas ainda não têm uma área de segurança da informação formalizada. Então, no GT, trabalhamos essas ações. A primeira delas é propor um documento oficial da ABEP para ajudar as afiliadas a criarem a área de SI na organização. O documento contém um passo a passo com todas as atribuições da área, profissionais e qualificações necessárias”.

O conteúdo está em fase final de discussão, de forma que todas as afiliadas tenham a oportunidade de discutir internamente como se dará o processo de implementação da área na sua organização e contribuir com a versão final do documento, intitulado “Estrutura Mínima para Segurança da Informação”.

O encontro permitiu dialogar com os colegas de outras empresas e trocar experiências. “Durante o evento, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) nos procurou para conversar sobre as iniciativas expostas na nossa apresentação e comentou que eles também reformularam a área de segurança da informação. Então, é um momento de conhecimento e troca de ideias, em que cada um contribui para a evolução do trabalho do grupo”, afirma Lilian, que coordena o grupo.

A iniciativa de ter um grupo de trabalho sobre SI dentro da ABEP existe desde dezembro de 2015; são realizadas discussões semanais do grupo por webconferência, todas as sextas-feiras, às 10h de Brasília. O grupo tem 38 membros de 17 afiliadas. Deles, cerca de 6 são participantes frequentes. A cada webconferência, é discutida a pauta da semana e são definidas as atividades voluntárias que são divulgadas e assumidas para serem executadas durante a semana pelos membros do grupo.