+55 (61) 3554-5109      abep@abep-tic.org.br
17/07/2018 - 09:53h 106

ABEP participa de evento sobre rede de cooperação

Em Brasília, reunião tem como pauta a integração entre as 3 esferas do Governo.
ABEP participa de evento sobre rede de cooperação

O encontro aconteceu no dia 29 de junho, em Brasília, no prédio do MPDG – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Romero Guimarães, Presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP TIC), e o Assessor Francisco Araújo estiveram na reunião representando a Associação. Temas de grande importância foram discutidos, entre eles, a criação de uma rede de cooperação entre os Governos: Federal, Estaduais e Municipais.

A ideia é mudar o posicionamento das ações do Governo Federal/Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão no sentido de criar uma arquitetura, plataforma de sistemas, softwares, procedimentos e até financiamento, para integração dos sistemas existentes no Governo Federal, Estados e Municípios.

O representante da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério (SETIC/MPDG), Secretário Luiz Felipe Monteiro, manifestou a intenção do Governo Federal em criar um ambiente de cooperação entre as entidades federais, bem como com os Estados e Municípios, em busca de compartilhamento de soluções comuns, trocas de experiências, recursos e informações que minimizem os esforços governamentais de implantação de soluções para o cidadão.

Luiz Felipe Monteiro também informou que o MPDG dispõe de um grande número de sistemas e de uma arquitetura em formação que poderá ser utilizada por todos as instituições de Governo, como forma de mitigar os gastos excessivos e improdutivos que todos estão acometidos, requerendo, no entanto, cooperação, entendimento e participação dos órgãos.

Dra. Delfina Soares, dirigente da Universidade da ONU, no campus de Magalhães, Portugal, apresentou os trabalhos realizados em todo o mundo pela sua unidade, destinada especificamente às iniciativas de eGov, smart cities, capacitação etc., deixando transparecer a intenção de contribuição com o Governo Brasileiro em ações de sua expertise.

Ações já em andamento

A SETIC já dispõe de 70% das soluções prontas, agora é preciso constituir um projeto-piloto que envolva os Estados e Municípios com estágios diferentes de maturidade digital, de maneira a deixar uma agenda de transição para os próximos governos. A ideia é criar uma rede de arquitetura corporativa de suporte para adesões das entidades.

Durante o encontro, o Presidente da ABEP, Romero Guimarães, lembrou da existência de redes e grupos de interação, como o ePing/MP, que poderiam ser utilizados para apresentar a arquitetura inicial básica. O GovData já compartilha 14 + 5 bases de dados e estudos. O ConectaGov busca a integração de sistemas, APIs, catálogos de APIs existentes, com uso e oferta do barramento WS02 de forma centralizada para aqueles que ainda não possuem.

A ideia da SETIC é financiar e desenvolver APIs e seu consumo, para aqueles que não dispõem de infraestrutura para oferecer os serviços, com o objetivo de promover a difusão das informações e o compartilhamento de sistemas, como forma de viabilizar a otimização dos processos governamentais existentes por meio da sua digitalização.

Entre os resultados da reunião, ficou decidida a criação de uma comunidade no portal de software público com grupos e subgrupos, bem como a participação da SETIC na próxima Reunião de presidentes das empresas estaduais, promovida pela ABEP, e no SECOP 2018 – maior Seminário de TIC pública do Brasil, também iniciativa da Associação, que este ano acontece de 8 a 10 de agosto, em Florianópolis (SC).