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SECOP: CONHEÇA UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

O evento era chamado de Seminário de Coordenação em Processamento de Dados e foi realizado pela primeira vez na cidade de Fortaleza (CE), em 1973. Inicialmente, o objetivo foi criar um fórum de debates sobre ações dos órgãos prestadores de serviços de processamento de dados de governos estaduais e de municípios de regiões metropolitanas.

A partir de 1986, o Secop assumiu o título de Seminário Nacional e agregou a participação dos órgãos federais. Com isso, passou a ser o principal fórum brasileiro para discussão dos modelos de informatização do setor público e do papel da tecnologia da informação no aperfeiçoamento da gestão pública e do atendimento ao cidadão.

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) passou a organizar o evento em 1992, o que possibilitou a sua realização a cada ano em um diferente estado do País.

A atividade passou a se chamar Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop), a partir de 2006. O público alvo abrange dirigentes, autoridades das diferentes esferas de governo e dos diferentes poderes, servidores públicos e demais segmentos da sociedade relacionados com a informática pública.



Prêmio e-Gov

Na abertura do SECOP também acontece a entrega do Prêmio e-Gov. A premiação reconhece os melhores trabalhos, projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública. A ação busca divulgar ideias que, com o uso da tecnologia da informação, visem modernizar a gestão pública em benefício da população.



Edições Realizadas

Local Ano
Fortaleza/CE 1973
Araxá/MG 1974
Salvador/BA 1975
Foz do Iguaçú/PR 1976
Guarapari/ES 1977
Recife/PE 1978
Gramado/RS 1979
Manaus/AM 1980
São Paulo/SP 1981
10º João Pessoa/PB 1982
11º Belém/PA - SERVIÇO PÚBLICO DE INFORMÁTICA VOLTADO PARA O BENEFÍCIO SOCIAL 1983
12º Florianópolis/SC 1984
13º São Luiz/MA 1985
14º Campinas/SP 1986
15º Brasília/DF 1987
16º Natal/RN 1988
17º Porto Alegre/RS 1989
18º Belo Horizonte/MG - SERVIÇOS PÚBLICOS E DEMOCRACIA ANOS 90! 1990
19º Recife/PE 1991
20º Curitiba/PR - A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA SUPERAÇÃO DA CRISE 1992
21º Campo Grande/MS - A INFORMÁTICA A SERVIÇO DO CIDADÃO 1993
22º Aracajú/SE - A INFORMÁTICA NA GESTÃO DO GOVERNO 1994
23º Gramado/RS -A REFORMA DO ESTADO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO 1995
24º Florianópolis/SC - A INFORMAÇÃO AO ALCANCE DO CIDADÃO 1996
25º Salvador/BA - A INFORMÁTICA PÚBLICA ALÉM DO ANO 2000 1997
26º Rio de Janeiro/RJ - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O ESTADO MODERNO 1998
27º João Pessoa/PB - GOVERNO ELETRÔNICO: MAIS QUE UMA TENDÊNCIA, UMA REALIDADE 1999
28º Recife/PE - GOVERNO DIGITAL INTEGRADO NA NOVA ECONOMIA 2000
29º Natal/RN - SOCIALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: DESAFIO DO NOVO MILÊNIO 2001
30º Belo Horizonte/MG - GOVERNO ELETRÔNICO A SERVIÇO DO CIDADÃO: AVANÇOS E DESAFIOS 2002
31º Cuiabá/MT - TECNOLOGIA AO ALCANCE DE TODOS 2003
32º Florianópolis/SC - DESENVOLVIMENTO COOPERADO O CAMINHO DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 2004
33º Pernambuco/PE - GOVERNANÇA DE TIC: A TECNOLOGIA ALIADA ÀS ESTRATÉGIAS DE GOVERNO 2005
34º Porto Alegre/RS - A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO PROTAGONISTA DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E DA INCLUSÃO SOCIAL 2006
35º Belo Horizonte/MG - INOVAÇÃO EM TI PARA EXCELÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA 2007
36º Palmas/TO - A TIC COMO INSTRUMENTO PARA TRANSPARÊNCIA NOS GOVERNOS 2008
37º Salvador/BA - GOVERNO ELETRÔNICO: PERSPECTIVAS DE NOVOS SERVIÇOS 2009
38º Fortaleza/CE - REDES SOCIAIS: CONECTIVIDADE E MOBILIDADE DO GOVERNO COM O CIDADÃO 2010
39º Porto de Galinhas/PE - TIC E GOVERNANÇA: SOLUÇÕES INOVADORAS PARA GOVERNO 2011
40º Gramado/RS - DADOS ABERTOS: UMA (R)EVOLUÇÃO DO E-GOV 2012
41º Vitória/ES - GOVERNO SEM PAPEL 2013
42º Foz do Iguaçu/PR - TIC na Gestão Estratégica de Governo 2014
43º Salvador/BA - Governo Inteligente: Colaboração e Soluções Inovadoras em TIC 2015
44º Manaus/AM - Inovação Social 2016
45º Porto de Galinhas/PE - TI Pública – Conectando o Governo com a Sociedade Digital 2017