+55 (61) 3554-5109      abep@abep-tic.org.br
04/02/2021 - 18:09h 1413

Estônia usa documento único com acesso digital para identificação de cidadãos

O ID Card facilita o gerenciamento de informações da população
Estônia usa documento único com acesso digital para identificação de cidadãos

Um dos temas discutidos no primeiro encontro do Programa de Formação em Governo Digital com a Estônia Hub, ocorrido na última semana, foi o sistema de identificação estoniano, o ID Card. 

Após o primeiro grande ataque cibernético no país, ocorrido em 2006, foram criados quatro departamentos de controle de cibersegurança. Um dos projetos de responsabilidade é a gestão do sistema do ID Card.

O primeiro ID Card foi emitido em 2002, documento obrigatório para todos os cidadãos a partir de 15 anos, que serve para consultar todas as informações referentes ao cidadão. Seria como se no Brasil tivéssemos apenas um número equivalente a RG, CPF, CNH, até mesmo cartões de fidelidade de lojas e serviços, entre outros documentos. O documento pode ser acessado de forma completamente digital, então não há a necessidade de andar com o cartão físico. 

O sistema é seguro, baseado em um identificador único e login feito via dois códigos: o PIN 1 de identificação e o 2 de assinatura ou confirmação. Todas as consultas feitas ao ID Card são rastreáveis pelo usuário, que pode confirmar uma atividade legal ou denunciar consultas não autorizadas. 

Fique de olho nas nossas redes para não perder mais informações sobre este evento ao longo da semana.