+55 (61) 3554-5109      abep@abep-tic.org.br
06/12/2021 - 11:09h 275

SECOP 2021 vai reunir representantes do governo e grandes nomes da comunidade de TI em Vitória na próxima semana

Evento, que acontece entre os dias 8 e 10 de dezembro, deve receber mais de 500 congressistas e grandes empresas de tecnologia para discutir “O Estado Digital para o Cidadão”
SECOP 2021 vai reunir representantes do governo e grandes nomes da comunidade de TI em Vitória na próxima semana

Na próxima semana, Vitória (ES) receberá o SECOP 2021, o maior seminário de TI Pública do Brasil, para discutir a transformação digital nos governos. Segundo anúncio feito pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), foram confirmadas as presenças de representantes de governos e grandes nomes da comunidade de TI. Dentre os nomes estão o Governador do Estado do Espírito Santo, José Renato Casagrande;  o Secretário de Estado de Controle e Transparência do Governo do Estado do Espírito Santo, Edmar Camata; e o Antônio Maciel Aguiar Filho, Presidente do Conselho Nacional dos Órgãos Oficiais de Identificação Civil e Criminal (Conadi). 

 

Além deles, nomes como o da Advogada e membro do Conselho da Autoridade de Proteção de Dados do Brasil, Patricia Peck, do Diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Daniel Cerqueira, e, do Diretor Técnico da APECOF e Instrutor na Academia de Polícia do Espírito Santo na área de computação forense, Gilberto Neves, também constam na lista de confirmados para a 49ª edição do SECOP.

Sediado no Centro de Convenções de Vitória, o evento, que acontece entre os dias 08 e 10 de dezembro, terá como tema principal “O Estado Digital para o Cidadão” e em sua abertura, contará com a participação do Professor Leandro Karnal. A programação do seminário dispõe de 96 campfires divididos em 8 hubs temáticos, 35 palestras e 4 painéis.

“Entre as novidades, vamos focar na experiência do cidadão com governo digital e o que pode ser oferecido de serviço, além de abordar infraestrutura de TI, segurança da informação, inovação, principalmente transformação digital e outros assuntos, como analytics e inteligência artificial”, comenta Tasso Lugon, presidente da ABEP-TIC.


Para abordar os temas citados pelo presidente, o evento terá a participação do Professor do Centro de Formação da Câmara dos Deputados, Cristiano Ferri, da Diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, Fernanda Campagnucci, e da pesquisadora da Transparency International, Maria Dominguez. 


A lista de palestrantes confirmados se encerra com os nomes do Advogado especialista em Direito Digital, Alexandre Atheniense, do Perito Criminal Federal e Coordenador Geral de Planejamento, Integração e Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação para Segurança Pública, Luiz Spricigo, e, do Delegado da Divisão de Tecnologia da Informação do Departamento de Inteligência da Polícia civil de São Paulo, Luiz Fernando Zambrana.

Além disso, o SECOP 2021 sediará a 19ª edição do Prêmio e-Gov, que reconhece os projetos e trabalhos de governo eletrônicos criados com a intenção de digitalizar e melhorar o serviço público. “Trata-se de uma forma de estimular o surgimento de soluções de TI para aperfeiçoar a administração pública, algo que, com a pandemia da Covid-19, ganhou ainda maior importância em razão do trabalho remoto forçado e da necessidade de maior acesso digital aos serviços prestados à população brasileira”, comenta Lugon. 


Em relação às medidas de prevenção contra a Covid-19, o evento exigirá a adoção e o reforço das boas práticas e dos procedimentos de higienização, bem como a garantia das condutas adequadas de higiene pessoal. Além disso, a organização do SECOP 2021 exigirá o uso de máscara em todos os ambientes e a comprovação de vacinação, com duas doses ou dose única. Para a entrada no evento, será realizada a medição de temperatura. Segundo Lugon, o estado disponibilizará, sem custo algum, testes para que seja aferido o PCR dos participantes