+55 (61) 3554-5109      abep@abep-tic.org.br
12/01/2021 - 15:01h 77

ABEP-TIC destaca IA e Nuvem como as principais tendências tecnológicas para 2021

Para Lutiano Silva, com a aceleração da transformação digital, a necessidade de implementar infraestrutura de alta qualidade se torna maior
ABEP-TIC destaca IA e Nuvem como as principais tendências tecnológicas para 2021

O uso da Inteligência Artificial (IA) e Computação em Nuvem são as principais tendências que a ABEP pretende trazer para as entidades estaduais em 2021. O Brasil ficou na 16ª posição no Índice de Governo Digital, providenciado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2020. Isso mostra um avanço na agenda de transformação pública, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Para Lutiano Silva, presidente da ABEP-TIC, com a aceleração da transformação digital, a necessidade de implementar infraestrutura de alta qualidade se torna maior. Os governos precisam focar em disponibilizar algoritmos que possam automatizar e entender o cidadão. “A intenção em 2021 é aderir ao sistema de nuvem pública ou híbrida para abastecer serviços públicos para o cidadão e a implementação de IA em canais digitais, como portais e aplicativos de serviços e chatbots, para atendimento ao cidadão”, explica.

A ABEP vem discutindo estratégias e ações para alavancar o investimento em tecnologia e acelerar a digitalização dos serviços públicos. Um exemplo é a criação do GTD.GOV, que tem feito uma interface entre os governos federais, estaduais e o terceiro setor, buscando formas de acelerar a transformação digital.