+55 (61) 3554-5109      abep@abep-tic.org.br
15/03/2021 - 17:25h 300

ABEP-TIC elege nova diretoria e prevê ações com foco em transformação digital dos estados

Tasso Lugon, diretor presidente da Prodest, no Espírito Santo, assume como presidente executivo da associação; Lutiano Silva, da Prodap, permanece na diretoria como Presidente do Conselho
ABEP-TIC elege nova diretoria e prevê ações com foco em transformação digital dos estados

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais da Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) elegeu a nova diretoria para o biênio 21-22. Tasso Lugon, diretor presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) assume o cargo de presidente da entidade nacional. 

A eleição anual ocorreu em evento online no dia 26 de fevereiro, para se adequar às medidas de proteção da Covid-19. Lugon, que no último biênio fazia parte da diretoria como presidente do conselho, agora estreia como presidente executivo. Lutiano Silva, ex-presidente executivo, permanece na diretoria como presidente do conselho.

Para Tasso Lugon, o novo cargo é uma oportunidade para desenvolver a cooperação da ABEP com a sociedade: “Quero contribuir para a ABEP e envolver ainda mais todos os setores da administração pública. Isso é fundamental para oferecer aos brasileiros serviços digitais de alto nível.  Temos de oferecer soluções que impactem positivamente a vida das pessoas”.

Assumindo o cargo de vice-presidente executivo está André Arruda, diretor presidente da Prodesp, em São Paulo. Arruda é novo na diretoria da ABEP e vê o cargo como uma oportunidade de desenvolvimento público. “É com muita honra que assumo a missão de compor a diretoria da ABEP, no papel de vice-presidente executivo. Por meio da minha experiência de mais de 20 anos atuando no setor de TI em empresas públicas e privadas, espero contribuir para o fortalecimento da tecnologia nacional como ferramenta de gestão, priorizando sempre a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos”, pontua.

Antônio Torres, diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI/PI), assume como vice-presidente do conselho. O cargo de vice-presidente de gestão fica com Ezio Faro, diretor presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (EMGETIS/SE) e Mauro Faria, presidente do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ) assume como vice-presidente de relações institucionais.

“É uma honra fazer parte dessa diretoria e poder representar o estado do Paraná. Temos muito trabalho pela frente, em um ano que os desafios continuam e os serviços públicos não podem parar. Queremos unir ainda mais as forças entre todas as empresas públicas de tecnologia do país para acelerar a transformação digital como forma de aproximar os serviços públicos do cidadão", diz Leandro Victorino, que também estreia na diretoria da ABEP.

O vice-presidente executivo eleito afirma que é importante reconhecer que a tecnologia nunca esteve tão em evidência. “A pandemia fortaleceu o mercado e sem dúvida aumentou o protagonismo da nossa área. Temos muito trabalho pela frente”, completa.

A eleição marca o início do calendário de atividades da ABEP, que trocou diversas datas para se adequar às restrições da pandemia da Covid-19. Segundo Lugon, o foco agora é dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2020 e fortalecer o planejamento para que os eventos programados sejam realizados. Um deles é o Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop), programado para acontecer entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.