+55 (61) 3554-5109      abep@abep-tic.org.br
19/01/2021 - 14:00h 335

Entenda a nova Lei da Internet das Coisas (IoT) e os benefícios para o desenvolvimento tecnológico

Segundo Lutiano Silva, a ABEP pode ajudar entidades estaduais e impulsionar o uso da tecnologia no desenvolvimento econômico
Entenda a nova Lei da Internet das Coisas (IoT) e os benefícios para o desenvolvimento tecnológico

Com a implementação da Lei da Internet das Coisas (IoT), que zera as taxas de fiscalização e implementação dessas tecnologias, as oportunidades de uso para as entidades estaduais crescem substancialmente. Uma das metas da ABEP é ajudar a disseminar o uso da Internet das Coisas no desenvolvimento das entidades estaduais. 

“São diversas as áreas que a IoT pode ser aplicada para governo e cidades”, diz Lutiano Silva, presidente da ABEP-TIC. Algumas áreas, inclusive, já utilizam a tecnologia. Na área ambiental, drones são utilizados para identificar pragas e condições climáticas adversas nas plantações. Já na iluminação pública, as lâmpadas fluorescentes são substituídas por lâmpadas de LED conectadas com sensores de presença, que economizam energia.

Para Silva,  a implementação da indústria 4.0 e da automação é um grande ganho trazido pela lei, mas ainda há obstáculos a serem superados. “O uso de IOT pelo governo ainda é algo pouco explorado. Por isso, é necessário que os governos entendam bem a aplicabilidade da tecnologia para o desenvolvimento econômico e a ABEP pode colaborar nesse desafio."