+55 (61) 3554-5109      abep@abep-tic.org.br
21/02/2020 - 11:40h 418

Prodeb promove seu primeiro Compliance Day

Afiliada ABEP na Bahia reuniu convidados, especialistas e funcionários para tratar do tema
Prodeb promove seu primeiro Compliance Day

Afiliada ABEP na Bahia reuniu convidados, especialistas e funcionários para tratar do tema 

A Prodeb realizou, ontem (6), o seu primeiro Compliance Day. O evento marcou mais um avanço na política de compliance na Prodeb e contou com a participação de gestores, funcionários e convidados. O encontro foi coordenado por José Guimarães - especialista em compliance, governança e riscos e presidente da Comissão de Compliance da Bahia. Numa abordagem simples e objetiva, ele abordou conceitos do tema, enfatizando o apoio da alta direção como fator de sucesso para a implantação da cultura de compliance na empresa. Ressaltou ainda que "compliance não é controle, nem punição; é prevenção" e seguiu explanando sobre canal de denúncia, comunicação e treinamento relacionado ao tema.

À tarde, o encontro seguiu com a apresentação de Beatriz Barbosa, assessora de controles internos da Prodeb, sobre o programa de compliance da companhia e ações adotadas para conhecimento e envolvimento da equipe da Prodeb. A assessora abordou o tema sob diversos ângulos, mostrando que a cultura de compliance vai muito além da criação de um código de conduta, e deve estar presente no dia a dia dos negócios e fazer-se ouvir em decisões estratégicas das empresas.

"Em um momento tão delicado da história do nosso país, o Compliance se destaca como um acontecimento positivo e de grande importância. O destaque  das políticas de integridade corporativa que estão sendo adotas por empresas do Estado, motivadas não somente pela evolução das normas, mas também, pela disseminação da consciência ética por parte dos executivos, agentes públicos e da própria opinião pública, corrobora a necessidade de uma mudança cultural, sensibilizando valores como integridade, honestidade e transparência", ressaltou Beatriz Barbosa.

Na sequência, Fabiana Moura, coordenadora do programa de compliance da Embasa, expôs os dez pilares que suportam o programa e compartilhou alguns desafios enfrentados ao longo da implantação.

O encontro foi encerrado com um painel que abordou os desafios, êxitos e aprendizados de implantação de programas de compliance com a participação de Paulo Pimenta (corregedor geral da Secretaria de Administração da Bahia), Sandro Freitas (líder de governança, riscos e controles da Tronox Brasil) e Beatriz Barbosa, sob a mediação de Guimarães.​

A experiência foi muito positiva e enriquecedora para a Prodeb e despertou na equipe a importância do engajamento para o sucesso do programa de compliance.​

http://www.prodeb.ba.gov.br/noticias/Compliance%201.aspx