Matérias

Dirigentes de empresas estaduais e públicas de TIC se encontram em BH

Tecnologia na vida das pessoas, governo digital, cibersegurança e estratégias para o setor de TIC no Brasil foram temas do evento realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), nos dias 13 e 14 de abril.


Tradicional no calendário de eventos da associação, a Reunião Ordinária do Conselho das Associadas (ROCA), de número 162 e segunda edição desse ano, movimentou o Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte.

A reunião do conselho foi marcada pela presença de Alexandre Amorim, presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), considerada uma das maiores empresas públicas de TI do mundo. Na ocasião, ele destacou a importância de trabalhar conjuntamente com a ABEP-TIC para disseminar as políticas públicas de integração das bases de dados e de toda a tecnologia entre Governo Federal, Estados e Municípios. “Modelos de espaços como esses, além de garantir a difusão e a troca de informações e experiências, possibilita que maiores e melhores serviços cheguem na ponta para o cidadão ter seus direitos realizados, com serviços de qualidade. Portanto as integrações de base de dados e a integração de soluções só melhoram a vida do nosso cidadão”, disse.

O vice-presidente de Governo Digital do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Rio de Janeiro (PRODERJ) e coordenador-geral do GTD.GOV (Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF), Rodrigo Xavier, apresentou aos dirigentes um panorama geral sobre a plataforma GTD, que conta, de forma voluntária, com mais de 1200 especialistas em TIC de todo o país. “Um dos desafios para 2023 é trabalhar em conjunto com o Governo Federal na estratégia nacional de governo digital, para emplacar as iniciativas nacionais, estaduais e municipais, a fim de apoiar os municípios menos favorecidos, que tenham dificuldade de conduzir a transformação digital de seus serviços”, explicou, na ocasião.


O evento contou com a participação de dirigentes de pelo menos 21 empresas públicas de TIC dos estados e do DF, bem como de representantes de empresas privadas do setor, que puderam apresentar as novidades do mercado tecnológico.
Na oportunidade, o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), Ellen Gera, presente no encontro, destacou a importância da agenda da ABEP em aproximar os dirigentes das entidades, que fazem as políticas públicas de tecnologia nos estados, com os centros de tecnologias atuais. “Trata-se de uma importante interação com fornecedores, para que possamos realmente conhecer o que há de estado da arte em tecnologia, além dos temas debatidos, como o governo digital e a cibersegurança”, completou.


O representante estadual passa a fazer parte oficialmente da diretoria da ABEP, como vice-presidente de Relações Institucionais, ao lado do vice-presidente de Inovação, Márcio Cesar Pereira, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (SECTI/GO). Ambos foram oficialmente eleitos durante a reunião, que foi conduzida pelo presidente do Conselho de Associadas, José Leal, e pelo presidente executivo da ABEP, Flávio Rodrigues.

Notícias Relacionadas

ABEP-TIC recebe visita da USTDA

Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, a ABEP-TIC recebeu a visita de Rodrigo Mota, representando a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA) – em inglês, U.S. Trade &

Leia Mais