O Guia

Oferecer serviços públicos que permitam a todos exercer sua cidadania é uma obrigação do estado.

Lendo esta frase, você poderia se perguntar:

  • O que faz com que o serviço garanta ao cidadão exercer sua cidadania? 

  • Que características este serviço precisa ter? 

  • Como ele deve se apresentar para o cidadão? 

  • Que elementos podem contribuir para tornar este serviço mais eficaz a ponto de fazer com que o cidadão se sinta acolhido nos seus direitos?

  • Grande parte do que se entrega ao cidadão, na verdade, é um conjunto de informações. Então a resposta a estas questões passa por entregar estas informações de forma simples e de fácil utilização, para que ele sempre consiga encontrar o que precisa, entender o que encontrou e possa fazer uso delas para atender às suas necessidades.  

    E é para isso que este GUIA foi desenvolvido. Seu principal objetivo é apresentar práticas que podem auxiliar na construção, organização e apresentação de informações, sejam elas representadas através de textos, figuras, gráficos, modelos ou outras formas. 

    A construção deste GUIA é apoiada no uso das práticas de Linguagem Simples, apresentadas no Federal Plain Language Guideline (https://www.iplfederation.org/) e por métodos e técnicas utlizadas em áreas como transparência, visualização de informação, gestão de processos, UX Writing, Avaliação de Interfaces e Arquitetura de Informação entre outras.    

    Este GUIA foi criado em um projeto desenvolvido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), instituição que atua na promoção e fortalecimento da cooperação entre suas associadas. Esta organização tem como um de seus objetivos, estimular a informática como ferramenta de apresentação de informações e serviços ao cidadão. 

E aqui temos um ponto importante!

Um Guia, como o próprio nome sugere, serve para indicar que passos seguir para você fazer um trabalho. Ele fornece um método que organiza seu trabalho, além de apresentar e explicar como usar as práticas que serão realizadas durante a execução do método. Este método aqui utilizado é apresentado na seção a seguir.

Para fazer uso deste GUIA é preciso que você entenda o método apresentado nele, e siga suas etapas. Vale lembrar que este método não é para ser seguido da mesma forma para todas as situações. As fases e práticas definidas nele devem ser escolhidas por você dependendo da organização, cliente, informação que se quer apresentar, entre outros elementos. Assim, para aplicação da Linguagem Simples você fará escolhas, mas fique tranquilo, todas elas estão definidas neste GUIA.

O método e suas etapas são apresentados. Para cada etapa são definidas as práticas para escrita de textos, representação de informações através de Modelos de Processo e Desenho de Gráficos, Projeto de Interface Web e para Arquitetura Corporativa