Conteúdos Abep

As Práticas da Linguagem Simples

Este conteúdo apresenta apenas uma visão geral das práticas para tornar a Linguagem Simples que estão no GUIA. Uma parte foi baseada no Federal Plain Language Guideline. Outras partes foram baseadas em conhecimentos de diversas áreas como Gestão de Processos, Arquitetura de Informação, Gestão de Informação, Visualização de Informação, Interface Humano Computador e UX Writing.

Avaliações das Práticas da Linguagem Simples

Avaliar é um processo essencial para garantir que você está entregando de fato um bom produto aos seus clientes. Para isso é preciso verificar se o produto que você construiu atende aos critérios desejados. No caso deste GUIA, significa identificar se as informações apresentadas aos cidadãos seguem as práticas apresentadas. Caso isso não esteja acontecendo, seja na perspectiva do projetista, do construtor ou do usuário, correções devem ser feitas.

O avaliador deve aprender sobre a situação atual, que inclui o domínio do problema, os papéis e perfis dos diferentes grupos de usuários (para isso pode se utilizar do conteúdo deste próprio GUIA no capítulo 2 que diz como definir personas), seus objetivos e atividades, e o contexto em que o sistema é ou será utilizado.

O avaliador deve reunir os dados que serão necessários para a avaliação através de técnicas específicas de pesquisa como entrevistas, questionários e grupos focais.

O avaliador deve aplicar técnicas estatísticas e lógicas para avaliar as informações obtidas a partir das entrevistas, questionário e grupos focais.

O avaliador deve organizar os dados obtidos com as inferências feitas durante a análise e organizá-los de modo que possa apresentar seus resultados.

Aplicação da Linguagem Simples para o Índice de Oferta de Serviços Digitais

O Checklist

Este checklist foi criado considerando todas as práticas apresentadas no GUIA. Ele é dividido em blocos de cada tipo de prática: Propósito Organizacional, Clientes das Informações, Design da Informação, Escrita de Textos, Modelagem de Processos, Desenho de Gráficos, Projeto de Interface Web e Arquitetura Corporativa. Cada bloco deve ser usado a depender do artefato existente ou não para ser avaliado, por isso cada prática pode ser assinalada como Sim, Não ou Não se aplica. Este checklist não é auto contido e você pode recorrer a descrição completa de cada prática contida no GUIA para obter mais detalhes de como implementá-la.

Guia completo da Linguagem Simples para o Índice ABEP-TIC de Ofertas de Serviços Digitais

Checklist para aplicação da Linguagem Simples