Matérias

Inovação e tecnologia em foco na 140ª RDTE em Maceió

A 140ª RFDTES – Reunião do Fórum de Diretores Técnicos das Associadas ABEP-TIC reúne, no  Hotel Best Western Premier no bairro de Pajuçara, líderes e especialistas do setor de tecnologia da informação e comunicação das Prods estaduais. Iniciado nesta quinta-feira, 14 de março, o evento promoveu uma troca rica e produtiva de conhecimentos e experiências, começando com uma cerimônia de abertura destacada pela presença do Vice-Governador do Estado de Alagoas, Ronaldo Lessa, e condução de Roberto Tostes Reis, Vice-Presidente de Tecnologia da ABEP-TIC.

Dando início às atividades, Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno, representando a Secretaria do Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio, falou sobre “O Governo Digital em Alagoas”, destacando os avanços e os desafios na implementação de serviços públicos digitais. Em seguida, Ismael Zanardi da empresa Positivo apresentou o tema “Ecossistema Digital para a Educação impulsionado pela Inteligência Artificial”, explorando as novas fronteiras da educação através da tecnologia.

A manhã seguiu uma apresentação interna focada no “Catálogo dos desafios públicos”, conduzida por Kassius Vasconcelos, da PRODEMGE-MG e Karen Lopes da PROCERGS-RS, além de uma sessão do “Bate-papo Desafio” sobre como atrair, desenvolver e reter talentos no setor público, sob mediação de Sandro Freire Chacha, da SETDIG-MS.

Debates tecnológicos preencheram a tarde do primeiro dia de evento, com uma apresentação de Heitor Farias sobre como superar os aumentos de preços de virtualização, com alternativas aos desafios de custo na infraestrutura de TI, seguindo-se de mais debates sobre o “Catálogo dos desafios públicos”, com Kassius e Karen. A segurança cibernética também esteve em foco, com a apresentação de Eduardo Nery, da Every Cybersecurity, com um olhar sobre “Casos de sucesso na adequação à LGPD”.

A tarde continuou com insights sobre a tecnologia como facilitador da gestão de programas habitacionais, apresentada por Tabatha Bensiman Ciampi, da Digix; uma exploração da utilização da GenAI na eficiência pública, por João Emílio Souza da Xertica; e soluções inovadoras da Cisco para a segurança na era da nuvem e IA, trazidas por Fernando Zamai e Renier Souza.

O primeiro dia do encontro trouxe inovações e discussões críticas sobre o futuro da tecnologia na gestão pública, preparando o palco para um último dia promissor, que promete concluir com debates sobre a reforma tributária, avanços nos Grupos de Trabalho da ABEP e desafios na governança e segurança da informação, destacando a importância da colaboração e do avanço tecnológico para a eficiência no setor público.

 

Notícias Relacionadas