São Paulo sediou, nos dias 9 e 10 de novembro, a edição de número 165 da ROCA – Reunião Ordinária do Conselho de Associadas da ABEP-TIC – Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação. O evento, conduzido por Lincoln Nunes, Presidente do Conselho de Associadas, e Flávio Rodrigues, Presidente Executivo da ABEP-TIC, foi marcado por uma série de atividades significativas para o avanço da tecnologia no Brasil, com a participação de dirigentes dos Estados e empresas privadas da área.
Essa, que foi a última ROCA de 2023, abriu o primeiro dia com o tradicional Café da Manhã da ABEP – uma agenda aberta para empresas do setor que queiram contribuir para a transformação digital do Brasil. O encontro anual recebeu representantes de mais de 90 empresas, que receberam informações relevantes sobre as ações e os eventos da ABEP-TIC programados para 2024, bem como as principais demandas em tecnologia dos Estados.
O evento seguiu com uma série de apresentações de empresas parceiras, destacando a vanguarda da tecnologia e estratégias inovadoras para enfrentar os desafios contemporâneos. A Compwire e a Huawei compartilharam insights sobre as estratégias avançadas para os Centros de Operações de Rede (NOC) e Centros de Operações de Segurança (SOC) na era da cibersegurança. O tema “Visibilidade de Tráfego de Data Centers” foi explorado pela empresa 3STRUCTURE, oferecendo uma perspectiva sobre o gerenciamento eficiente de dados em ambientes complexos. Em seguida, houve palestra conjunta das empresas Red Hat, EDS e Service Now. A Q13, em parceria com a Cisco S, fechou a programação do primeiro dia de ROCA.
No segundo dia, a ROCA teve início com a participação do Procurador do Estado de São Paulo (PGE/SP), Rafael Fassio, que contribuiu grandemente com o evento, abordando o tema “Toolkit do Marco Legal de Inovação”, seguido da apresentação de representantes do escritório Dutra & Associados Advocacia, sobre desonerações tributárias para estatais de tecnologia.
Diversos assuntos marcaram a programação do evento. Destaque para o Projeto INRC, com Vânio Rodrigues, do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina S/A (CIASC), que apresentou uma visão detalhada das inovações em curso sobre o projeto que tem como propósito integrar a base de dados de identificação civil de todas as secretarias estaduais de segurança públicas. Segundo Vânio, até o momento já há acordo com 10 secretarias para usar o INRC, além de 16 em andamento, com expectativa de ter esse ambiente pronto até o final desse ano, para entrar em produção.
A ROCA contou ainda com apresentação sobre o Grupo de Trabalho Índice de Ofertas 2024, com Marcio Cesar Pereira, Vice-presidente de Inovação da ABEP-TIC, e sobre o GTD.GOV (Grupo de Transformação Digital), com Rodrigo Xavier do PRODERJ, coordenador nacional do GTD pela ABEP-TIC, trazendo vários insights importantes para a manutenção e avanços do projeto, que conta com parceria do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD) e mais 1.200 especialistas em TIC de todo o País.
A 165ª ROCA da ABEP-TIC reforçou o papel da Associação no fomento da inovação e no fortalecimento do setor de tecnologia no Brasil.