2022
Sobre os aprimoramentos do Índice para 2022
A edição 2022 do Índice foi balizada por diretrizes definidas pelo Comitê Diretivo e Avaliador e a ABEP-TIC. Ficou estabelecido que o Índice teria um escopo mais amplo, considerando: (1) Inovações conceituais e na legislação vigente para o Governo Digital, especialmente as Leis 14.063/2020 e 14.129/2021; (2) avanços relevantes na oferta de serviços digitais das UFs, impulsionadas pelas edições 2020 e 2021 do Índice, motivando a incorporação de novos critérios de avaliação; (3) Alinhamento com novas práticas internacionais e (4) criação de um caminho de transição para uma reestruturação mais ampla do Índice para 2023. Aliado a estes pontos, uma consulta pública foi realizada com os especialistas das UFs e demais afiliados da ABEP-TIC com o objetivo de receber contribuições e percepções que suportassem o aprimoramento conceitual desta edição.
Outro ponto importante que, em termos metodológicos, a nova estrutura do Índice precisaria ser compatível com a anterior, a fim de assegurar a comparabilidade com as edições anteriores e permitir uma análise evolutiva do período de 2020 até 2022. Assim, foi acordado que as UFs seriam avaliadas pelos critérios novos, mas todos os critérios anteriores seriam mantidos, inclusive a estrutura em três dimensões.
Como consequência, nesta terceira edição foram estabelecidos 35 critérios de avaliação (12 novos critérios), distribuídos nas três dimensões tradicionais do Índice, conforme apresentado na Figura 1. A dimensão Capacidades para a Oferta Digital de Serviços (Dimensão 1) abrangeu 15 critérios: 10 das edições anteriores que versavam sobre o acesso aos serviços públicos, a identificação do cidadão, a ouvidoria e a simplificação dos serviços; e cinco novos que abordaram aspectos de assinaturas eletrônicas e de Governo Digital.
A Dimensão Oferta de Serviços Digitais (Dimensão 2) também abrangeu 15 critérios: 10 das edições anteriores correspondentes ao acesso a direitos e a obtenção de documentos; e cinco novos relacionados à saúde, educação e segurança pública (e direitos humanos). A Dimensão 3, que teve sua nomenclatura atualizada para Normatização sobre Modernização para a Oferta de Serviços Públicos, abrangeu cinco critérios: três foram avaliados nas edições anteriores e correspondem às Leis Federais 13.460/2017 (Código de Defesa do Usuário) e 13.726/2018 (Desburocratização e Simplificação); e dois novos critérios correspondentes às Leis Federais 14.063/2020 (Assinaturas Eletrônicas) e 14.129/2021 (Governo Digital e Eficiência Pública). Dessa forma, a pontuação máxima possível passou de 100 para 155 pontos.
Resultados | Visão Nacional
Ranking dos Governos Estaduais e Distrital
Oferta de Serviços Digitais
1ª Lugar
Posição | UF | Total | Maturidade |
1 | RS | 142,50 | Ótimo |
2 | GO | 140,25 | Ótimo |
3 | MG | 126,25 | Muito Bom |
4 | PR | 124,75 | Muito Bom |
5 | BA | 124,75 | Muito Bom |
6 | SP | 116,13 | Muito Bom |
7 | SC | 110,00 | Muito Bom |
8 | AP | 109,00 | Muito Bom |
9 | RJ | 104,13 | Bom |
10 | DF | 98,75 | Bom |
11 | ES | 96,25 | Bom |
12 | PE | 90,25 | Bom |
13 | MT | 87,63 | Bom |
14 | PB | 87,50 | Bom |
15 | MS | 84,75 | Bom |
16 | CE | 80,00 | Bom |
17 | RO | 71,13 | Regular |
18 | TO | 67,00 | Regular |
19 | AM | 62,25 | Regular |
20 | PA | 61,75 | Regular |
21 | RN | 59,25 | Regular |
22 | SE | 53,50 | Regular |
23 | AL | 49,75 | Regular |
24 | MA | 49,00 | Regular |
25 | PI | 44,25 | Ruim |
26 | RR | 36,00 | Ruim |
26 | AC | 36,00 | Ruim |
Pontos | Maturidade |
---|---|
>135 | Ótimo |
105 - 135 | Muito Bom |
75-105 | Bom |
45 - 75 | Regular |
<=45 | Ruim |
Ranking dos Governos Estaduais e Distrital
Oferta de Serviços Digitais (por dimensões)
D1 - Capacidades para a oferta digital de serviços
Posição | UF | D1 – Capacidades para a Oferta Digital de Serviços | Maturidade |
1 | MG | 67,50 | Ótimo |
1 | RS | 67,50 | Ótimo |
3 | GO | 65,25 | Ótimo |
4 | BA | 64,50 | Ótimo |
5 | PR | 60,75 | Muito bom |
6 | SP | 55,88 | Muito bom |
7 | SC | 53,25 | Muito bom |
8 | AP | 49,50 | Muito bom |
9 | MT | 47,63 | Bom |
10 | ES | 47,25 | Bom |
11 | RJ | 45,38 | Bom |
12 | DF | 39,75 | Bom |
13 | CE | 33,00 | Regular |
13 | PB | 33,00 | Regular |
15 | PE | 30,75 | Regular |
16 | RO | 30,38 | Regular |
17 | MS | 28,50 | Regular |
18 | TO | 24,00 | Regular |
19 | RN | 20,25 | Ruim |
19 | SE | 20,25 | Ruim |
19 | MA | 20,25 | Ruim |
19 | AL | 20,25 | Ruim |
23 | PI | 17,25 | Ruim |
24 | PA | 15,00 | Ruim |
25 | AC | 13,50 | Ruim |
26 | AM | 10,50 | Ruim |
27 | RR | 9,00 | Ruim |
1ª Lugar
Pontos | Maturidade |
---|---|
>61,50 | Ótimo |
48 - 61,50 | Muito Bom |
34,50 - 48 | Bom |
21 - 34,50 | Regular |
<=21 | Ruim |
Ranking dos Governos Estaduais e Distrital
Oferta de Serviços Digitais (por dimensões)
D2 - Oferta de Serviços Digitais
1ª Lugar
Posição | UF | D2 – Oferta de Serviços Digitais | Maturidade |
1 | RS | 58,50 | Muito Bom |
1 | GO | 58,50 | Muito Bom |
3 | SP | 54,00 | Muito Bom |
3 | PR | 54,00 | Muito Bom |
5 | PE | 49,50 | Muito Bom |
5 | DF | 49,50 | Muito Bom |
7 | PA | 45,00 | Bom |
7 | BA | 45,00 | Bom |
7 | MS | 45,00 | Bom |
7 | PB | 45,00 | Bom |
7 | AP | 45,00 | Bom |
7 | SC | 45,00 | Bom |
13 | RJ | 40,50 | Bom |
13 | CE | 40,50 | Bom |
13 | MG | 40,50 | Bom |
13 | ES | 40,50 | Bom |
13 | AM | 40,50 | Bom |
18 | RO | 36,00 | Bom |
18 | TO | 36,00 | Bom |
18 | RN | 36,00 | Bom |
21 | SE | 31,50 | Regular |
21 | MT | 31,50 | Regular |
23 | RR | 27,00 | Regular |
23 | PI | 27,00 | Regular |
23 | AL | 27,00 | Regular |
23 | MA | 27,00 | Regular |
27 | AC | 22,50 | Regular |
Pontos | Maturidade |
---|---|
>61,50 | Ótimo |
48 - 61,50 | Muito Bom |
34,50 - 48 | Bom |
21 - 34,50 | Regular |
<=21 | Ruim |
Ranking dos Governos Estaduais e Distrital
Oferta de Serviços Digitais (por dimensões)
D3 - Regulamentação sobre modernização para a Oferta de Serviços Públicos
Posição | UF | D3 – Normatização sobre modernização para a Oferta de Serviços Públicos Digitais | Maturidade |
1 | MG | 18,25 | Ótimo |
1 | RJ | 18,25 | Ótimo |
3 | RS | 16,50 | Ótimo |
3 | GO | 16,50 | Ótimo |
5 | BA | 15,25 | Ótimo |
6 | AP | 14,50 | Muito Bom |
7 | SC | 11,75 | Muito Bom |
8 | MS | 11,25 | Muito Bom |
8 | AM | 11,25 | Muito Bom |
10 | PE | 10,00 | Muito Bom |
10 | PR | 10,00 | Muito Bom |
12 | PB | 9,50 | Muito Bom |
12 | DF | 9,50 | Muito Bom |
14 | MT | 8,50 | Bom |
14 | ES | 8,50 | Bom |
16 | TO | 7,00 | Bom |
17 | CE | 6,50 | Bom |
18 | SP | 6,25 | Bom |
19 | RO | 4,75 | Regular |
20 | RN | 3,00 | Ruim |
21 | AL | 2,50 | Ruim |
22 | SE | 1,75 | Ruim |
22 | MA | 1,75 | Ruim |
22 | PA | 1,75 | Ruim |
25 | AC | – | Ruim |
25 | RR | – | Ruim |
25 | PI | – | Ruim |
1ª Lugar
Pontos | Maturidade |
---|---|
>15,00 | Ótimo |
9,00 - 15 | Muito Bom |
6,00 - 9,00 | Bom |
3,00 - 6,00 | Regular |
<=3 | Ruim |
Rankeamento por dimensões
Oferta de Serviços Digitais (por dimensões)
Posição | UF | Dimensão 1 | Dimensão 2 | Dimensão 3 | Total |
1 | RS | 67,50 | 58,50 | 16,50 | 142,50 |
2 | GO | 65,25 | 58,50 | 16,50 | 140,25 |
3 | MG | 67,50 | 40,50 | 18,25 | 126,25 |
4 | PR | 60,75 | 54,00 | 10,00 | 124,75 |
4 | BA | 64,50 | 45,00 | 15,25 | 124,75 |
6 | SP | 55,88 | 54,00 | 6,25 | 116,13 |
7 | SC | 53,25 | 45,00 | 11,75 | 110,00 |
8 | AP | 49,50 | 45,00 | 14,50 | 109,00 |
9 | RJ | 45,38 | 40,50 | 18,25 | 104,13 |
10 | DF | 39,75 | 49,50 | 9,50 | 98,75 |
11 | ES | 47,25 | 40,50 | 8,50 | 96,25 |
12 | PE | 30,75 | 49,50 | 10,00 | 90,25 |
13 | MT | 47,63 | 31,50 | 8,50 | 87,63 |
14 | PB | 33,00 | 45,00 | 9,50 | 87,50 |
15 | MS | 28,50 | 45,00 | 11,25 | 84,75 |
16 | CE | 33,00 | 40,50 | 6,50 | 80,00 |
17 | RO | 30,38 | 36,00 | 4,75 | 71,13 |
18 | TO | 24,00 | 36,00 | 7,00 | 67,00 |
19 | AM | 10,50 | 40,50 | 11,25 | 62,25 |
20 | PA | 15,00 | 45,00 | 1,75 | 61,75 |
21 | RN | 20,25 | 36,00 | 3,00 | 59,25 |
22 | SE | 20,25 | 31,50 | 1,75 | 53,50 |
23 | AL | 20,25 | 27,00 | 2,50 | 49,75 |
24 | MA | 20,25 | 27,00 | 1,75 | 49,00 |
25 | PI | 17,25 | 27,00 | – | 44,25 |
26 | AC | 13,50 | 22,50 | – | 36,00 |
26 | RR | 9,00 | 27,00 | – | 36,00 |
UF | Dimensão 1 | Dimensão 2 | Dimensão 3 | Posição Geral |
RS | 1º | 1º | 3º | 1 |
GO | 3º | 1º | 3º | 2 |
MG | 1º | 13º | 1º | 3 |
PR | 5º | 3º | 10º | 4 |
BA | 4º | 7º | 5º | 4 |
SP | 6º | 3º | 18º | 6 |
SC | 7º | 7º | 7º | 7 |
AP | 8º | 7º | 6º | 8 |
RJ | 11º | 13º | 1º | 9 |
DF | 12º | 5º | 12º | 10 |
ES | 10º | 13º | 14º | 11 |
PE | 15º | 5º | 10º | 12 |
MT | 9º | 21º | 14º | 13 |
PB | 13º | 7º | 12º | 14 |
MS | 17º | 7º | 8º | 15 |
CE | 13º | 13º | 17º | 16 |
RO | 16º | 18º | 19º | 17 |
TO | 18º | 18º | 16º | 18 |
AM | 26º | 13º | 8º | 19 |
PA | 24º | 7º | 22º | 20 |
RN | 19º | 18º | 20º | 21 |
SE | 19º | 21º | 22º | 22 |
AL | 19º | 23º | 21º | 23 |
MA | 19º | 23º | 22º | 24 |
PI | 23º | 23º | 25º | 25 |
AC | 25º | 27º | 25º | 26 |
RR | 27º | 23º | 25º | 26 |
Para maiores informações, clique no botão e acesse a metodologia e os dados e mapas.
Adicione aqui o texto do seu título
COMPARATIVO 2021/2022
Pontução 23 critérios
UF | Pontuação Final 2021 | Pontuação Final 2022 |
RS | 91,00 | 95,50 |
GO | 72,75 | 97,75 |
MG | 83,00 | 85,25 |
BA | 87,25 | 94,25 |
PR | 86,25 | 95,25 |
SP | 65,25 | 84,75 |
SC | 80,75 | 85,25 |
AP | 71,25 | 79,50 |
RJ | 52,00 | 80,75 |
DF | 45,25 | 72,75 |
ES | 74,75 | 74,75 |
PE | 63,75 | 63,75 |
MT | 55,50 | 75,00 |
PB | 72,75 | 72,75 |
MS | 51,25 | 64,75 |
CE | 49,75 | 67,75 |
RO | 43,00 | 57,75 |
TO | 55,25 | 59,00 |
AM | 46,75 | 51,25 |
PA | 49,50 | 55,25 |
RN | 49,75 | 54,25 |
SE | 53,00 | 53,00 |
AL | 49,75 | 49,75 |
MA | 39,50 | 41,75 |
PI | 31,50 | 42,75 |
AC | 36,00 | 36,00 |
RR | 36,00 | 36,00 |
Sobre a evolução das UFs ao longo das três edições do Índice
A edição 2022 do Índice ABEP-TIC é composta dos 23 critérios das edições anteriores acrescidas de 12 novos critérios.
Dessa forma, metodologicamente é permitido fazer uma comparação válida entre os resultados das três edições (considerando apenas as 23 questões aplicadas em 2020, 2021 e que também fazem parte da edição 2022).
Nesse sentido, houve uma melhora de pontuação em 20 das 27 UFs. A maior amplitude de pontuação foi observada no RJ, que cresceu 28,75 pontos no período, seguido do DF (acréscimo de 27,5 pontos) e GO (aumento de 25 pontos). Os estados do MT, SP, CE, RO, MS e PI aumentaram suas pontuações de 10 a 20 pontos entre as edições. Enquanto os estados do PR, AP, BA, PA, RN, RS, SC, AM, TO, MG e MA cresceram até 10 pontos no mesmo período. Os sete estados que não apresentaram crescimento entre 2021 e 2022 foram: AC, AL, ES, PE, PB, RR e SE.
Vale ressaltar uma vez mais que, nesta comparação não estão inclusas as 12 novas questões que fizeram parte do ranking oficial do Índice 2022, considerando que tais 12 questões não foram avaliadas nas edições 2020 e 2021.