Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins se destacam na maior premiação de TIC voltada à gestão pública do Brasil. A premiação será no dia 9 de agosto, no Rio de Janeiro
Os grandes vencedores do Prêmio Gov.Digital de 2024 serão revelados no próximo dia 9 de agosto, durante o SECOP 2024, maior seminário nacional de TIC para gestão pública. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto na cidade do Rio de Janeiro.
Os finalistas do Prêmio Gov.Digital de 2024 incluem representantes de diversos estados brasileiros, com projetos inovadores que participaram em várias categorias. Na categoria Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo, destacam-se finalistas do Distrito Federal e de Minas Gerais. O Distrito Federal participa com duas soluções distintas, enquanto Minas Gerais concorre com uma proposta que visa a otimização da administração pública estadual.
Para a categoria Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Cidadão, Bahia, Minas Gerais e Goiás são os estados finalistas. A Bahia apresentou uma plataforma de identidade digital, Minas Gerais trouxe uma solução para a consulta de viabilidade urbano-ambiental, e Goiás destacou-se com uma iniciativa voltada à saúde pública.
Na categoria Melhor Solução de Governo Digital para Governo Aberto, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados que se destacaram. Pernambuco apresentou um projeto de inovação aberta, Minas Gerais concorre com uma política de transparência ativa e o Rio de Janeiro trouxe uma plataforma de ouvidoria.
Já na categoria Melhor Solução de Governo Digital para Governança Digital, Tocantins, Minas Gerais e Pernambuco são os finalistas. Tocantins apresentou uma plataforma tecnológica, Minas Gerais destacou um modelo de simplificação dos serviços estaduais e Pernambuco concorre com uma plataforma de atendimento otimizado.
Em Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo, Minas Gerais e Mato Grosso apresentaram projetos de inclusão digital. Minas Gerais inscreveu duas iniciativas voltadas para a inclusão digital e acessibilidade, enquanto Mato Grosso destacou-se com uma solução para identificação digital de autistas.
Por fim, na categoria Melhor Solução de Governo Digital baseada em Inteligência Artificial, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás são os estados que participam. Santa Catarina propôs uma IA para aperfeiçoamento da governança pública, enquanto Minas Gerais e Goiás apresentaram soluções voltadas para a administração pública e saúde, respectivamente.
Além das categorias regulares, prêmios especiais como o Prêmio Valor Público, Prêmio Valor Sustentabilidade e ODS, e o Prêmio ABEP de Excelência em Governo Digital serão anunciados durante o evento. Para saber mais detalhes, como os órgãos e projetos finalistas CLIQUE AQUI.
O Prêmio Gov.Digital de 2024 promete celebrar as melhores práticas e inovações em governo digital, reconhecendo iniciativas que modernizam e tornam a administração pública mais eficiente e acessível para os cidadãos. O suspense sobre os vencedores aumenta a expectativa para o evento, que promete ser um marco no calendário da gestão pública brasileira.
Sobre o Prêmio
Criado em 2002 pela ABEP-TIC e pelo Ministério da Economia, o prêmio, antigo e-Gov, foi reformulado em 2022 para se tornar o Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital, que tem como objetivo reconhecer e incentivar projetos e soluções de governo digital que modernizam a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro, abrangendo administrações públicas federais, estaduais e municipais.